Configuração da Solução MS Teams da Mitel e Integração do CloudLink Gateway

Esta seção descreve a configuração da solução do MS Teams e como um Administrador da Conta pode configurar uma Integração do CloudLink Gateway. Nesta secção são abordados os seguintes aspetos:
  • Configuração e Funcionalidades da Solução MS Teams da Mitel
  • Configurar as Integrações do CloudLink Gateway
  • Integrações do CloudLink com o Microsoft Azure AD - Microsoft Teams

Configuração e Funcionalidades da Solução MS Teams da Mitel

A configuração da solução MS Teams da Mitel inclui a integração dos utilizadores na CloudLink Platform e a integração das funcionalidades que são suportadas.

As funcionalidades da solução MS Teams e os requisitos para as suportar são os seguintes
Note: As Integrações CloudLink incluem a integração dos utilizadores finais na CloudLink Platform e a ativação de funcionalidades ou integrações na Consola CloudLink Account. As integrações com uma aplicação de terceiros, como o MS Teams, envolvem pessoal da Mitel ou Técnicos parceiros com credenciais para ativar as funcionalidades em aplicações de terceiros que interagem com os profissionais de TI do cliente.

Um administrador do MS Teams deve carregar a aplicação Mitel Assistant na loja da aplicação Teams da organização através do portal de administração do MS Teams. Após carregar a aplicação para a loja, o administrador deve adicionar a aplicação ao locatário Azure AD, o que permite aos utilizadores finais adicionar a aplicação Mitel Assistant ao seu cliente MS Teams.

Um administrador do MS Team pode adicionar a aplicação Mitel Assistant ao cliente MS Teams a partir da secção Aplicações da aplicação. Para mais informações, consulte Adicionar uma aplicação ao MS Teams.

Como Administrador de Conta, deve assegurar-se do seguinte:
  1. Os utilizadores na sua conta devem configurar uma aplicação de telefonia Mitel suportada como a aplicação de chamada padrão no seu dispositivo, a fim de efetuar chamadas a partir do Mitel Assistant.
    Note: A Mitel recomenda a utilização do MiCollab Client ou Mitel One juntamente com o Mitel Assistant para fazer chamadas para números de telefone. O MiCollab PC Client (a partir da versão 9.6) suporta um perfil de utilizador Telefonia apenas que pode ser selecionado no perfil de utilizador a partir do portal MiCollab Client Service Administrator e proporciona uma experiência mais estável.
    Note: Com o MiVoice Business, o MiCollab versão 9.7 é necessário para efetuar chamadas a partir do separador Histórico de Chamadas do Mitel Assistant.
    • Inicialização transversal MiCollab— O Mitel Assistant faz a inicialização transversal do MiCollab Client usando o protocolo Tel-URI. Quando o MiCollab Client (PC, Mac ou Android) é instalado, ele próprio se registará como o manipulador padrão para Tel-URI se nenhuma outra aplicação for selecionada. Se qualquer outra aplicação já estiver selecionada, execute os seguintes passos para configurar o Tel-URI manualmente para o MiCollab PC Client:
      1. A partir das Definições do Sistema, escolha Aplicações Predefinidas.

      2. Em Aplicações Predefinidas, selecione a opção Escolher aplicações predefinidas por protocolo.

      3. A partir da lista de aplicações padrão, clique na opção Escolher padrão para selecionar a aplicação desejada.

      4. Selecione MiCollab. O protocolo Tel-URI é configurado.

      Para obter informações sobre as definições Tel-URI no Mac, consulte os manuais da Apple. Para obter informações sobre as definições Tel-URI no Android, consulte a respetiva documentação do fabricante.
      Note: O Mitel Assistant faz o lançamento cruzado do MiCollab Client usando o URI personalizado no iOS. O URI personalizado é suportado com o MiCollab 9.7.10 ou versões posteriores. O iOS não suporta o lançamento cruzado do MiCollab Client usando o Tel-URI. Ao marcar um número a partir de um dispositivo iOS sem o MiCollab instalado, o marcador nativo do MS Teams não será iniciado.

      Para informações sobre a configuração do servidor para cliente de Telefonia apenas, consulte Consola do Administrador do MiCollab Client (UCA) > MiCollab Client Service > Interface do Administrador > Perfis de Usuários > Ativar o Modo Telefonia Apenas do MiCollab Client. A configuração do servidor só pode ser realizada por um MiCollab Administrator.

  2. A aplicação Mitel Assistant Enterprise deve ser adicionada ao seu locatário Azure AD a partir da galeria.  Isto permite aos seus utilizadores finais adicionar a aplicação ao seu cliente MS Teams.  Para mais informações sobre pré-requisitos, permissões, e os requisitos do sistema para a implementação do Mitel Assistant, consulte o Guia do Utilizador do Mitel Assistant.

Configurar as Integrações do CloudLink Gateway

Para criar uma conta de cliente no CloudLink, gerir, e configurar a integração do CloudLink Gateway com o PBX, o administrador da conta deve fazer o seguinte: :
  1. Criar uma conta de cliente na Consola de conta.

    Para mais informações sobre a criação e gestão da conta, consulte Criar contas de cliente e Adicionar utilizadores.

  2. Implementar e integrar o CloudLink Gateway para associar o Gateway à conta do cliente, configurar e ligar um PBX, e implementar uma aplicação CloudLink para todos os utilizadores.

    Para obter mais informações, consulte Integrar o CloudLink Gateway com as CloudLink Accounts.

    Para a documentação do PBX, consulte:

    Para obter informações sobre a Integração do CloudLink com o MiCollab, consulte o documento Solução MiCollab CloudLink.

Note: O Administrador deve atribuir uma função CloudLink aos utilizadores configurados no MiVoice 5000 PBX e no MX-ONE (na administração web ou na aplicação PBX Manager). A função CTI deve ser utilizada para o MiVoice 5000 e a função do Utilizador deve ser utilizada para o MX-ONE. O número máximo de utilizadores que pode ser atribuído com funções é 1000. Após a atribuição de uma função CloudLink a um utilizador, o PBX configurado para o utilizador será monitorizado pelo CloudLink Gateway. Por conseguinte, a sincronização da Presença do MS Teams e o Histórico de Chamadas do Mitel Assistant estarão disponíveis para os utilizadores que tenham uma função CloudLink atribuída. Para mais informações sobre a funcionalidade Histórico de Chamadas, consulte o Guia do Utilizador do Mitel Assistant.
O número máximo de utilizadores que podem ser integrados e a Conclusão de Chamadas em Horas Ocupadas (BHCC) para cada PBX é dado na tabela abaixo:
PBX Máximo de Utilizadores Suportados BHCC
MiVoice Office 400 800 4200
MiVoice 5000 5000 16000
MiVoice MX-ONE 5000 15000
MiVoice Business 2500 12000

Integrações do CloudLink com o Microsoft Azure AD - Microsoft Teams

Note: A Integração do MS Teams com o CloudLink só precisa de ser ativada se a funcionalidade de Integração de Presença CloudLink-to-Teams for um requisito para essa conta.

A integração do MS Teams com uma conta CloudLink para fornecer a funcionalidade de Integração de Presença CloudLink-to-Teams envolve uma função de Microsoft Administrator Azure AD e uma função do CloudLink Administrator. Estas funções podem ser desempenhadas por uma combinação de pessoal da Mitel, Parceiros ou profissionais de TI. Para mais informações sobre a integração do MS Teams com o CloudLink, consulte Integração de aplicações de terceiros com contas do CloudLink Accounts.

Aplicação do Mitel Assistant

Um Administrador do Microsoft Teams pode adicionar a aplicação Mitel Assistant e torná-la disponível para os utilizadores do MS Teams.

Os utilizadores podem entrar no CloudLink dentro da aplicação Mitel Assistant para ver o histórico de chamadas e reportar problemas. Os utilizadores que já utilizam autenticação baseada no CloudLink noutras aplicações podem utilizar as mesmas credenciais dessas aplicações para iniciar a sessão no CloudLink dentro do Mitel Assistant. Outras soluções que apoiam a autenticação baseada no CloudLink incluem MiCollab, MiTeam Meetings e Mitel One. A autenticação baseada no CloudLink é opcional na solução MiCollab.

Para mais informações sobre a aplicação Mitel Assistant, consulte o Guia do Utilizador do Mitel Assistant.

Se a autenticação baseada no CloudLink ainda não estiver em utilização numa solução existente, então, como um Administrador de Contas, pode fazer uma das seguintes opções:
  • Configurar as integrações do SSO do Azure AD e sincronização do Azure AD na conta CloudLink.

    Se a conta CloudLink estiver configurada com as integrações de Single Sign-On do Azure AD e sincronização do Azure AD, os utilizadores atribuídos à aplicação SCIM no Azure AD podem usar as suas credenciais empresariais para iniciar a sessão no CloudLink dentro do Mitel Assistant. Essas integrações são recomendadas ao integrar o CloudLink com MS Teams.

  • Enviar um e-mail de boas-vindas aos utilizadores.

    Os utilizadores que recebem este e-mail podem utilizar o link/botão neste e-mail para ativar a sua conta do CloudLink e definir uma palavra-passe se o SSO não estiver ativado para eles. Podem então utilizar essa palavra-passe para iniciar a sessão no Mitel Assistant.

Note: A Mitel recomenda a ativação do SSO Azure AD e da sincronização do Azure AD (SCIM) para as suas contas de cliente. A ativação do Azure AD SSO é recomendada para que os utilizadores possam usar as mesmas credenciais de login que usam para o MS Teams para iniciar sessão no Mitel Assistant. A ativação da sincronização do Azure AD é recomendada para o alinhamento dos nomes dos utilizadores entre o Mitel Assistant e o MS Teams. Para obter mais informações,

consulte Integrar Aplicações de Terceiros com CloudLink Accounts.